Como instalar a cadeia de certificação?

Um dos grandes motivadores de oscilações por parte dos Webservices da SEFAZ, são atualizações nos certificados digitais, seja na cadeia de certificação ou no próprio certificado.

Estas atualizações podem impactar o processo de emissão dos contribuintes, pois em alguns momentos acabam resultando nas seguintes rejeições:

Em boa parte desses casos, basta o cliente atualizar a Cadeia de Certificação para sanar o problema. Veja como o processo é simples.

Para realizar a atualização da cadeia de certificação devemos verificar qual a Autoridade Certificadora o seu certificado digital está vinculado. Nesse link é possível baixar uma cadeia especifica de cada autoridade certificadora.

Também existe a possibilidade de baixar um arquivo .zip que contém todas as cadeias de certificação das autoridades certificadoras da ICP-Brasil.

Após realizar o Download é preciso extrair os arquivos .crt e instalar as cadeias relacionadas a autoridade certificadora (AC) do certificado digital em questão. Como exemplo veja o passo a passo abaixo:

1. Dê duplo clique sobre o arquivo .crt. Uma Janela com informações do certificado irá aparecer.


2. Clique sobre o botão "Instalar Certificado"


3. Na janela do Assistente de importação de certificados clique no botão "Avançar" nas duas telas abaixo.

4. Na tela final do assistente clique no botão "Concluir". Irá aparecer uma janela com a mensagem "A importação obteve êxito" conforme abaixo.


       

Repita esse procedimento para cada certificado que faz parte da cadeia de certificação da autoridade certificadora relacionada a seu certificado.

Em anexo encontra-se um arquivo com um pacote de certificados (v1_v2_v3_msie.p7b) que possui várias cadeias de certificação mais antigas, mas ainda uteis na maioria dos casos

Para utiliza-lo clique com o botão direito e clique em "Instalar Certificado" (Conforme imagem abaixo) e no assistente de importação de certificado siga o mesmo procedimento do processo anterior (passos 3 e 4).