Implantação :. O que fazer?
Quando estiver no processo de implantação, tome cuidado nos seguintes pontos:
- Sejam pacientes, vocês estão explicando uma funcionalidade ou uma etapa para alguém que nunca viu o sistema. No primeiro momento pode ser inclusive muito confuso ou muito fácil. Isso vai depender do cliente e do grau de instrução; Ele pode te perguntar várias vezes durante a semana, isso não quer dizer uma curva de aprendizagem ruim, apenas que ele ainda está se adaptando;
- Solicitações diversas, podem e vão acontecer. Como não tem domínio de tudo o que estou planejando ou do que será ainda implantado, evite passar prazos de imediato, anote no projeto e abra um chamado para ser analisado pelo responsável;
- Demandas fáceis ou complexas não devem ser feitas na implantação, vocês estão lá com outro fim. Então anote, explique ao cliente que será aberto uma demanda e se souber, passe prazo. Caso contrário, retorne depois;
- Não esqueça que cada pessoa ficará com uma implantação, então comece e finalize ela. Como estamos no inicio, pode ser que façamos o trabalho de implantador e de programador, mas isso o mais breve será alterado. Então, anotações no projeto são essenciais;
- Evite gírias, evite expressões faciais de cansaço ou de impaciência;
- Lembre-se de reforçar ao cliente o atendimento pelo chat. Não atenderemos mais pelo whatsapp à não ser para reclamações, atendimento exclusivo de novos planos ou orçamentos;
- Evite falar que não tem como. Primeiro tenha certeza da real necessidade do cliente, pode ser que isso não seja possível agora, mas entre em nosso escopo, essa decisão sempre será de seu superior;
- Se no meio do processo, surgir ao errado. Acalme-se, todo sistema tem problema. O recomendável é testar antes. Então se tem uma explicação sobre cadastro, funcionamento de boletos e etc, faça todos os testes NO PAINEL do Cliente com antecedência, para evitar problemas.
- Como o sistema é em nuvem, pode ainda acontecer problemas. Trate como natural, como se soubesse o que houve e avisa que será aberto um chamado com urgência para resolver o problema.
- Não esqueça de mostrar nossa marca! A WAS conta com isso para que nosso padrão melhore cada dia mais, por isso, use pelo menos a blusa na videoconferência.
- Evite falar de problemas ou citar concorrência/parceiro (JUNO, MULTILÓGICA E OUTROS), isso não é legal para uma implantação.
- Quando o cliente falar, evite prestar atenção em outras coisas. Inclusive, se estiver home office, evite receber ligações, evite barulhos externos e outros. (mas como ainda sim, pode acontecer, avisa: Devido a pandemia, estamos em trabalho home office. Se acontecer algum desses casos, ou evite e finja que nada aconteceu ou simplesmente brinque com a situação).
- Pare de fazer pelo cliente, lembre-se, quanto mais ele for dependente de você, mais chamados e demandas serão abertas;
- Fale sobre o nosso app. Divulgue nosso produto, isso nos ajuda a engajar.
- É comum o cliente atropelar o processo, como cadastrar despesas e outros. Evite dizer "não agora", mas "está no nosso escopo de treinamento, para não atrapalhar sua curva de aprendizado, vamos começar por esse... e terminar nele. Conforme nosso cronograma".
- Deixe claro que está disponível, por isso, não cruze os braços.
- Deixe o cliente ser escutado, você terá menos problemas e ele será mais feliz.
Qualquer dúvida que tiver, estou aqui para ajudar.
Uma boa implantação para você. =)
Abraços.