Como importar uma cobrança do Juno manualmente


 

1. Verifique se o cliente está cadastrado no sistema e no Juno.

2. No Juno, procure pelas cobranças do cliente e exporte todas (lembre de clicar na opção do alerta azul quando existem mais de 20, para que ele selecione todas).

3. Exporte para Excel normalmente.

4. Abra o arquivo no seu editor de planilhas de preferência e salve-o como CSV. Eu pessoalmente tenho usado o Zoho Sheets, mas fica a seu critério, lembrando que o arquivo convertido de cada programa/site tem suas pequenas diferenças, mas nada que deva dar problema.

>> Se necessário importar cobranças de mais de um cliente, repita o processo.

5. Abra o arquivo convertido com seu editor de texto de preferência.

6. Com [CTRL + H] remova a formatação da moeda, substituindo todos os “R$ ” por “”.

7. Cada registro deve estar em uma única linha. Alguns possuem uma observação quebrando essa linha, por exemplo:

PLANO FAMILIAR
PESSOA 1
PESSOA 2

Usando [CTRL + H], você deve substituir isso por algo parecido com “PLANO FAMILIAR | PESSOA 1, PESSOA 2”.

8. Verifique se a quantidade de linhas corresponde com a quantidade de cobranças que você quer importar. A extensão “Rainbow CSV” para VS Code pode ser muito útil para ver se as colunas estão corretas.

>> Caso você esteja importando cobranças de mais de um cliente, copie e cole os registros em um único arquivo (ignorando o cabeçalho).

9. Na raíz do SIG, abra o arquivo “teste/merged.csv”. Apague o conteúdo, deixando apenas o cabeçalho. Copie os registros do seu CSV e cole dentro do arquivo.

10. Abra esse arquivo no navegador para conferir se foi salvo corretamente e ter certeza que não há cache. A URL seria, por exemplo: https://wascloud.com.br/unevitta/teste/merged.csv.

11. Abra o banco de dados do SIG e exporte tudo para fazer um backup.

12. Abra a página “webhook/teste_script” para realizar a importação. A URL seria, por exemplo: https://wascloud.com.br/unevitta/index.php/webhook/teste_script.

13. Verifique se todas as mensagens da página são verdes. Recomendo que feche a página assim que finalizar para evitar de importar duas vezes sem querer.

14. Confira dentro do SIG se as cobranças foram importadas corretamente.