Conheça o chatgpt : A IA que promete mudar o mundo

Quem é entusiasta de tecnologia sem dúvidas já ouviu falar na OpenAI. Afinal, a startup está dando o que falar tanto nas redes sociais, quanto na indústria, por conta do lançamento do ChatGPT e suas demais ferramentas de inteligência digital.

O motivo é fácil de entender: os softwares lançados pela empresa têm uma excelência tecnológica o que faz com que, a fundação venha ganhando cada vez mais destaque no mercado. Mas como ela surgiu? Quem está envolvido em seu projeto? Confira abaixo;

Quem fundou OpenAI?

Fundada em 11 de setembro de 2015, a OpenAI é um laboratório norte-americano de pesquisas em inteligência artificial (IA - daí o nome!). Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman, Jessica Livingston e outros foram os grandes fundadores da empresa que nasceu em São Francisco.

Seu objetivo era desenvolver uma organização focada no desenvolvimento de inteligência artificial "da maneira que provavelmente beneficiaria a humanidade como um todo", conforme afirma um comunicado divulgado no site oficial da OpenAI em dezembro de 2015.

Atualmente, Sam Altman, ex-presidente da aceleradora de startups Y Combinator, é o CEO da startup, enquanto Ilya Sutskever atua como diretora de pesquisa e Greg Brockman é o CTO. O dono da Tesla, Elon Musk, renunciou ao conselho ainda em 2018.

ChatGPT e outras ferramentas da startup

Em 2016, a empresa lançou o Gym, um sistema que ensina a IA a tomar decisões por meio de recompensas. Ainda neste ano, foi lançado o Universe, kit de ferramentas desenvolvido para o treino de agentes inteligentes.

Na sequência, em 2019, a startup se envolveu em polêmicas ao criar uma ferramenta de IA capaz de criar notícias falsas. O bot era tão bom na criação de conteúdo falso que acabou não sendo lançado, embora em 2020 o chat GPT-3 tenha sido inspirado neste projeto.
Em 2021, o Dall-E, um sistema capaz de criar imagens realistas com base em descrições. No entanto, a OpenAI se popularizou especialmente pelo ChatGPT.

O ChatGPT é um chat de conversação que, em cinco dias desde seu lançamento, já reuniu mais de um milhão de usuários. O recurso é capaz de gerar desde conversas casuais, até redações e códigos bastante complexos.

O sucesso do recurso é aclamado e criticado pelos entusiastas da tecnologia. Afinal, a inteligência artificial atingiu um nível de excelência, o que poderia potencialmente substituir o trabalho humano. O Buzzfeed, por exemplo, 12% de seu quadro de funcionários foi reduzido e a plataforma anunciou que o ChatGPT seria utilizado para suprir a demanda de produção de conteúdo.

ChatGPT: A inteligência artificial que promete revolucionar a internet.

Quem são os investidores da OpenAI?

Originalmente criada como uma organização sem fins lucrativos, o sucesso da OpenAI a levou a abrir o capital de mercado. Com isso, a Microsoft se tornou uma das principais investidoras da startup e já injetou U$ 1 bilhão no projeto.

Sendo assim, a empresa ganha a preferência pela venda de novas tecnologias para serviços como o Bing e o Microsoft. A popularização dos softwares deve ainda atrair novos investidores de olho nas principais tendências do mercado.


Embora Elon Musk tenha se desligado do conselho, ele ainda é um de seus investidores. Porém, o magnata não hesita ao disparar suas críticas relacionadas aos perigos da inteligência artificial.

Gostou de saber mais sobre o ChatGPT e a história da OpenAI? Restou alguma dúvida sobre o tema? Então, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais.