Fomado em Ciência da Computação e fazendo pós em Ciência de Dados e Análise
Comportamental, gostaria de utilizar desse artigo, para fazer você
refletir sobre alguns assuntos interessantes sobre uso de sistema diariamente.
Você sabia que o erro, a volta na execução de tarefas simples e os botões que
não funcionam são gatilhos emocionais para você? É isso mesmo, pode não
perceber, mas a exaustão mental no final do dia, é uma tarefa que pode ser
minimizada com um sistema de gestão. Mas não é tão simples e também não se
engane, o objetivo não é promover o sig (Apesar de que todas as partes do sig, foram pensadas principalmente em não dar voltas e encontrar o menor caminho possível até o seu objetivo). O objetivo é que esse artigo possa te
ajudar à resolver conflitos do sistema para que exaustão não te acomode ou te
stress mais do que os problemas sem sistema.
Com a evolução da tecnologia, cada vez mais, estamos usando smartphone, computador
e até mesmo tablet para resolver nossos problemas. O maior exagero disso, é que
cada vez mais estamos no automático, sem perceber o que de fato isso tem
impactado em nossa vida profissional e pessoal. Por isso, vou abordar alguns
fatores que podem te ajudar à identificar pontos de atenção em seu uso diário
para melhorar e consequentemente criar rotinas que te permite gerar uma
tranquilidade e bem estar com uso do sistema de gestão. Vamos la?
Seu processo precisa funcionar mesmo sem sistema
Essa é uma frase bem forte e que pode assustar muita gente. Mas é a pura
verdade. Os sistemas hoje em dia, são quase 99% disponíveis, mas 1% não fica e
aí? Cada vez mais estamos apoiados em tecnologias, em soluções pelo smartphone,
aplicativos e afins. Essa evolução da tecnologia, trouxe alguns pontos de
vistas à questionar. E isso, pode ter um impacto negativo na saúde da sua
empresa. Então vamos entender melhor: João sempre compra 1 litro de leite em
uma padaria famosa da região, mas em um dia X, o sistema não estava
funcionando, e ele não conseguiu realizar a consulta do preço do produto para
vender para o João. O que você faria?
-> Falaria um preço qualquer ou estimado para liberar o cliente?
-> Você ligaria para o suporte do sistema e pediria para o cliente esperar?
-> Você consultaria uma tabela de preços que tem impresso e passaria de
maneira acertada para seu cliente, receberia o valor e emitiria a nota
posteriormente?
Sei que responderia conscientemente que sim, para a última pergunta. Pois é,
mas na prática, isso funcionaria no seu estabelecimento? Você possui alguma
maneira de identificar ou trabalhar sem sistema? Mas Cleison, isso é um
retrocesso e vocês que trabalham com sistema, como pode dizer isso? Na prática,
trabalhamos incansavelmente para sempre sermos disponíveis, mais infelizmente,
ninguém pode garantir 100% de disponibilidade. Sua energia pode cair, sua
internet não funcionar, seu computador parar... Mas você vai mesmo esperar o
sistema voltar ou sua internet para que possa faturar? Se sua resposta foi sim,
se preocupe. Algo não está certo.
Sua empresa precisa girar com você dentro dela ou não. Com sistema ou não. Para
isso, organize um fluxo de processo na sua empresa e adeque seu processo ao
sistema e não o contrário. Para justamente, você ter o seu processo é que
indiferentemente de sistema, seu faturamento poderá se manter estável. Nem
sempre ajustar seu processo ao sistema é uma boa situação, isso pode trazer
consequências graves, mesmo que não enxergue agora. Sei que não é uma tarefa simples,
então desenhe, teste, erre. Mas tente. Vale à pena no final.
O erro é sempre o mesmo. Nunca consigo ter estabilidade.
Esse é um fator que muita empresa que tem sistema sofre. E é preciso pegar
o mal pela raiz. Note os padrões de comportamento e entregue o problema ao
sistema. Além de causar irritação e desanimo, atrapalha o fluxo operacional da
sua empresa, e pode gerar problemas no desempenho e consequentemente
faturamento da sua empresa. Nós da was estamos sempre prontos à resolver os
problemas cotidianos do sig, não é uma tarefa simples, mas lembre-se, só é
claro uma informação, quando ela é dita. Converse com a gente se
está passando por isso e pontue os problemas para que possamos te ajudar e
cortar o mal pela raiz.
Sei que, não é tão simples. Nem sempre será no tempo que espera, mas você
pontuando os problemas, fica bem mais fácil de tratar e encontrar maneiras de
melhorar o desempenho e evoluir sua empresa para o próximo nível.
A pressão gera irritação
Um dos problemas que nós, da was, mais sofremos, é o problema com a emissão
de nota fiscal. Não por que seja difícil no sig, ou por que é complexo. Criamos
maneiras de facilitar, mas o processo em si é grande e pode variar de acordo
com a empresa. Principalmente os casos envolvendo transporte. Essa pressão gera
uma exaustação muito grande no final do dia para nosso cliente, afinal, isso
está amarrado à um caminhoneiro na porta, a transportadora brava em ligação por
que o caminhão está parado ou até mesmo, o cliente esperando. Esses fatores geram
irritação. Anote o padrão, os problemas, para que em futuros acontecimentos,
você possa evitar transtornos. A melhor medida é a prevenção, então pense em
todos os problemas que já passou e tente encontrar soluções pensadas ou até
fornecer essas ideias para seu sistema. Isso ajuda à encontrar uma válvula de
escape para todos.
Envio de informações incorretas e problema de comunicação com o cliente
Essa emoção é forte. [rsrs] Cada pessoa passa por um tipo de dificuldade
diariamente, por que somos humanos, e cada um trabalha e pensa de uma forma
diferente. Por isso, quando estiver usando uma ferramenta de tecnologia que
comunique com seu cliente, tenha certeza de ter testado incansavelmente para
que ele funcione na hora H. Afinal, o relacionamento seu com o cliente é
primordial e mega importante. Por isso, sempre confira o funcionamento, teste
com você mesmo e membros da equipe antes de colocar em prática. Além do mais,
receba feedbacks dos seus colaboradores e filtre o que é realmente necessário
para o negócio. Isso te dá a oportunidade de pensar em estratégias e soluções
que te ajudem como um todo.
Mudança causa insegurança e medo
Mudar processo da empresa, é uma operação normal, afinal, assim como o ser
humano, está em constante evolução. Mas isso também causa insegurança, medo e
tristeza para quem executa. Tenha certeza de que irá mudar o seu processo para
algo que já testou e sabe que pode funcionar. Isso é importante para que sua
equipe receba de forma inteligente e calma a sua sugestão de melhoria. Faça
treinamentos antes de colocar, se preciso for, chame a empresa de software,
alinhe o processo e só depois, coloque em prática. Não tenha medo de errar, mas
erre com plano B. Não tome decisões de cabeça quente, sem entender efetivamente
o problema raiz, pegar assuntos aleatórios, trás soluções ineficazes.