Você sabia que seu sistema pode te causar problemas emocionais?

Olá, de novo por aqui. rsrs
Fomado em Ciência da Computação e fazendo pós em Ciência de Dados e Análise Comportamental, gostaria de utilizar desse artigo, para fazer você refletir sobre alguns assuntos interessantes sobre uso de sistema diariamente. Você sabia que o erro, a volta na execução de tarefas simples e os botões que não funcionam são gatilhos emocionais para você? É isso mesmo, pode não perceber, mas a exaustão mental no final do dia, é uma tarefa que pode ser minimizada com um sistema de gestão. Mas não é tão simples e também não se engane, o objetivo não é promover o sig (Apesar de que todas as partes do sig, foram pensadas principalmente em não dar voltas e encontrar o menor caminho possível até o seu objetivo). O objetivo é que esse artigo possa te ajudar à resolver conflitos do sistema para que exaustão não te acomode ou te stress mais do que os problemas sem sistema. 
 
Com a evolução da tecnologia, cada vez mais, estamos usando smartphone, computador e até mesmo tablet para resolver nossos problemas. O maior exagero disso, é que cada vez mais estamos no automático, sem perceber o que de fato isso tem impactado em nossa vida profissional e pessoal. Por isso, vou abordar alguns fatores que podem te ajudar à identificar pontos de atenção em seu uso diário para melhorar e consequentemente criar rotinas que te permite gerar uma tranquilidade e bem estar com uso do sistema de gestão. Vamos la?
 
Seu processo precisa funcionar mesmo sem sistema
Essa é uma frase bem forte e que pode assustar muita gente. Mas é a pura verdade. Os sistemas hoje em dia, são quase 99% disponíveis, mas 1% não fica e aí? Cada vez mais estamos apoiados em tecnologias, em soluções pelo smartphone, aplicativos e afins. Essa evolução da tecnologia, trouxe alguns pontos de vistas à questionar. E isso, pode ter um impacto negativo na saúde da sua empresa. Então vamos entender melhor: João sempre compra 1 litro de leite em uma padaria famosa da região, mas em um dia X, o sistema não estava funcionando, e ele não conseguiu realizar a consulta do preço do produto para vender para o João. O que você faria?
-> Falaria um preço qualquer ou estimado para liberar o cliente?
-> Você ligaria para o suporte do sistema e pediria para o cliente esperar?
-> Você consultaria uma tabela de preços que tem impresso e passaria de maneira acertada para seu cliente, receberia o valor e emitiria a nota posteriormente?
 
Sei que responderia conscientemente que sim, para a última pergunta. Pois é, mas na prática, isso funcionaria no seu estabelecimento? Você possui alguma maneira de identificar ou trabalhar sem sistema? Mas Cleison, isso é um retrocesso e vocês que trabalham com sistema, como pode dizer isso? Na prática, trabalhamos incansavelmente para sempre sermos disponíveis, mais infelizmente, ninguém pode garantir 100% de disponibilidade. Sua energia pode cair, sua internet não funcionar, seu computador parar... Mas você vai mesmo esperar o sistema voltar ou sua internet para que possa faturar? Se sua resposta foi sim, se preocupe. Algo não está certo. 
 
Sua empresa precisa girar com você dentro dela ou não. Com sistema ou não. Para isso, organize um fluxo de processo na sua empresa e adeque seu processo ao sistema e não o contrário. Para justamente, você ter o seu processo é que indiferentemente de sistema, seu faturamento poderá se manter estável. Nem sempre ajustar seu processo ao sistema é uma boa situação, isso pode trazer consequências graves, mesmo que não enxergue agora. Sei que não é uma tarefa simples, então desenhe, teste, erre. Mas tente. Vale à pena no final.
 
O erro é sempre o mesmo. Nunca consigo ter estabilidade.
Esse é um fator que muita empresa que tem sistema sofre. E é preciso pegar o mal pela raiz. Note os padrões de comportamento e entregue o problema ao sistema. Além de causar irritação e desanimo, atrapalha o fluxo operacional da sua empresa, e pode gerar problemas no desempenho e consequentemente faturamento da sua empresa. Nós da was estamos sempre prontos à resolver os problemas cotidianos do sig, não é uma tarefa simples, mas lembre-se, só é claro uma informação, quando ela é dita. Converse com a gente se está passando por isso e pontue os problemas para que possamos te ajudar e cortar o mal pela raiz. 
 
Sei que, não é tão simples. Nem sempre será no tempo que espera, mas você pontuando os problemas, fica bem mais fácil de tratar e encontrar maneiras de melhorar o desempenho e evoluir sua empresa para o próximo nível. 
 
A pressão gera irritação
Um dos problemas que nós, da was, mais sofremos, é o problema com a emissão de nota fiscal. Não por que seja difícil no sig, ou por que é complexo. Criamos maneiras de facilitar, mas o processo em si é grande e pode variar de acordo com a empresa. Principalmente os casos envolvendo transporte. Essa pressão gera uma exaustação muito grande no final do dia para nosso cliente, afinal, isso está amarrado à um caminhoneiro na porta, a transportadora brava em ligação por que o caminhão está parado ou até mesmo, o cliente esperando. Esses fatores geram irritação. Anote o padrão, os problemas, para que em futuros acontecimentos, você possa evitar transtornos. A melhor medida é a prevenção, então pense em todos os problemas que já passou e tente encontrar soluções pensadas ou até fornecer essas ideias para seu sistema. Isso ajuda à encontrar uma válvula de escape para todos.
 
Envio de informações incorretas e problema de comunicação com o cliente
Essa emoção é forte. [rsrs] Cada pessoa passa por um tipo de dificuldade diariamente, por que somos humanos, e cada um trabalha e pensa de uma forma diferente. Por isso, quando estiver usando uma ferramenta de tecnologia que comunique com seu cliente, tenha certeza de ter testado incansavelmente para que ele funcione na hora H. Afinal, o relacionamento seu com o cliente é primordial e mega importante. Por isso, sempre confira o funcionamento, teste com você mesmo e membros da equipe antes de colocar em prática. Além do mais, receba feedbacks dos seus colaboradores e filtre o que é realmente necessário para o negócio. Isso te dá a oportunidade de pensar em estratégias e soluções que te ajudem como um todo.
 
Mudança causa insegurança e medo
Mudar processo da empresa, é uma operação normal, afinal, assim como o ser humano, está em constante evolução. Mas isso também causa insegurança, medo e tristeza para quem executa. Tenha certeza de que irá mudar o seu processo para algo que já testou e sabe que pode funcionar. Isso é importante para que sua equipe receba de forma inteligente e calma a sua sugestão de melhoria. Faça treinamentos antes de colocar, se preciso for, chame a empresa de software, alinhe o processo e só depois, coloque em prática. Não tenha medo de errar, mas erre com plano B. Não tome decisões de cabeça quente, sem entender efetivamente o problema raiz, pegar assuntos aleatórios, trás soluções ineficazes. 


Seja sincero com os problemas no atendimento ao sistema
Se você é sincero, fica mais fácil identificar o problema e resolver definitivamente. Por isso, ao entrar em contato, detalhe cada etapa que executou. Sei que no correr do dia não tem muito tempo para explicar e desenhar. Mas note, que existe um ser humano por trás que precisa entender o que houve para te ajudar, você feliz, a empresa fica feliz.

Cada dia mais, notamos que o comportamento do usuário frente ao sistema tem ficado mais extenso, desde o momento que chega até o momento que finaliza o expediente. Essa prática que temos hoje, é uma maneira de te ajudar, como ERP, como pessoa e como profissional à alcançar os objetivos seus e da sua empresa. Obviamente, alguns pontos são experiências de vidas e opiniões, e gostaríamos muito de crescer com você. Então se tem alguma outra sugestão, deixe nos comentários que faremos questão de te responder. 

Nós da was, queremos que sua saúde mental esteja verdinho igual a cor do dinheiro que precisa faturar [saudável], por isso, nos ajude sempre à saber como o sig está sendo na sua empresa, para que possamos aprimorar e encontrar soluções inovadoras e remoção de problemas repetitivos.

Com carinho ficamos por aqui por hora! Até mais.